Pular para o conteúdo

PROGRAMA DE APOIO À EDUCAÇÃO PÚBLICA

O Programa de Apoio à Educação Pública do Instituto Reciclar tem o intuito de compartilhar nossa expertise técnica em diversas áreas do saber educacional com professores e educadores das redes públicas de ensino.

O programa está dividido em cinco principais eixos de atuação:

1. Tecnologia

A fim de desenvolver novas habilidades e aprimorar os conhecimentos dos educadores para que atinjam o objetivo máximo de desenvolver nos estudantes as competências de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação e utilizar as linguagens digitais como forma de expressão e comunicação, o programa foi elaborado relacionando teoria e prática, ampliando as possibilidades da utilização dos espaços makers nas escolas. Além disso, o processo de formação tem por objetivo desenvolver a habilidade do pensamento computacional por meio de conteúdos que envolvem softwares livres, uso da impressora 3D e cortadora a laser, princípios da robótica e programação desplugada.

2. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

A educação está cada vez mais conectada com o mundo pós-escolar e, com o incentivo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), houve o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais que visam olhar a multiplicidade de valores dos indivíduos durante o processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de ampliar o repertório dos educadores, o processo de capacitação busca, por meio da socialização de práticas pedagógicas, potencializar o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais. Com isso, torna-se possível implementar no cotidiano escolar práticas que colaboram para o desenvolvimento, avaliação e monitoramento de diversas habilidades e competências.

3. PROJETO DE VIDA

A recente implementação do Projeto de Vida permite aos estudantes maior contato com o mundo do trabalho. Além disso, a disciplina compreende a capacidade de autonomia e protagonismo ao permitir que os alunos façam escolhas próprias com consciência crítica e responsabilidade. O programa de capacitação do Reciclar possibilita aos educadores diversas ferramentas que colaboram para o desenvolvimento do projeto de vida por meio de atividades práticas que podem ser facilmente replicadas e adaptadas aos diversos contextos escolares.

4. EMPREENDEDORISMO

Habilitar o educador para se tornar um multiplicador de práticas e comportamentos empreendedores que podem ser explorados independente do componente curricular. A cultura empreendedora desenvolve nos alunos o protagonismo, a autoconfiança, as práticas de iniciativa, entre outras competências fundamentais para que eles se desenvolvam com pessoas, como assumir responsabilidades e riscos, aprender a importância de trabalhar em grupo com a formação de equipes, imprimir um olhar crítico sobre medidas impostas e buscar recursos diferentes, além de assumir atitudes positivas diante do fracasso.

5. EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Desenvolver a mentalidade financeira torna-se fundamental, pois permite aos estudantes maior controle e autonomia sobre suas finanças. Além disso, a área colabora para que alunos conquistem sua independência financeira ao pensar, planejar e agir a longo prazo. O programa de capacitação do Reciclar possibilita aos educadores implementar, no contexto da sala de aula, atividades que desenvolvam os principais pilares da educação financeira tais como ativos e passivos, reservas de emergência, como poupar todo mês, entre outros conceitos que englobam o mundo da economia e da economia doméstica.