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ROBÓTICA EDUCACIONAL

As formações em Robótica Educacional no formato de curso livre e como parte da Formação da Cidade integram o Projeto Tecnologias para a Aprendizagem, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Instituto Reciclar. 

Material complementar.

1º módulo – Programação de robôs

Este primeiro módulo é iniciado com a realização de uma avaliação marco zero sobre a definição de robôs, como parte do processo de construção de aprendizagem maker, que pode ser realizado com os estudantes em sala de aula. Depois, são abordados os três princípios básicos da robótica – a imbricação entre forma e função no desenvolvimento de um robô, a energia que o fará funcionar e a programação que determinará sua lógica de funcionamento -, chegando às ideias de automação, reação em cadeia e efeito dominó, ilustradas com a construção da máquina de Rube Goldberg. O robô que desenha também é construído, de modo a abordar os temas de senso estético e imbricações com a tecnologia, e as diferenças entre analógico e digital.

2º módulo – Programação para robótica

No segundo módulo, são aprofundadas as metodologias de cultura maker e Design Thinking, e abordadas as ideias de prototipagem e iteração, chegando à “mão na massa” para compreender que a construção de projetos de robótica constitui um processo, em que a melhoria se dá passo a passo, a partir de tentativa e erro. Também é retomado o acesso do Ardublock a partir do cálculo dos dez primeiros algarismos da sequência de Fibonacci. Em seguida, é abordado o potencial da robótica sustentável, considerando suas dimensões ambiental, social e tecnológica, e propõe-se a construção de uma horta nas escolas, com o desenvolvimento de um robô semeador para atuar em tal projeto.

3º módulo – Robótica na prática

Neste último módulo, é retomado o uso do Ardublock para trabalhar a programação do robô semeador. Os educadores são incentivados a criar novas funcionalidades e corrigir possíveis problemas, tendo a experiência prática do que é iteração a partir da aprendizagem com os erros e produzindo projetos cada vez mais interessantes. Assim, é pontuada a centralidade da melhoria contínua para os projetos em robótica, e como estas características da cultura maker podem transbordar a área da robótica e ser interessantes para outras áreas do conhecimento.


FORMAÇÃO DA CIDADE – 2022

O conteúdo da formação em robótica educacional foi adaptado para dois formatos durante o ano de 2022: integrando a Formação da Cidade, promovida pela SME como parte da grade curricular obrigatória para progressão de carreira de 900 educadores do município; e como curso livre de formação, ofertado a 300 educadores das 13 DREs.
Confira abaixo o vídeo de abertura e apresentação do curso da Formação da Cidade:

CONFIRA O VÍDEO DE ABERTURA DA FORMAÇÃO DA CIDADE.

Como encerramento da Formação da Cidade, foi realizada uma live no Youtube do Núcleo de Tecnologias para a Aprendizagem da SME, da qual o Instituto Reciclar participou contando sobre sua colaboração na grade curricular.

No vídeo abaixo é possível encontrar a apresentação do Programa de Apoio à Educação Pública, da parceria com a SME nos últimos anos e seus impactos junto a educadores e estudantes. Além disso, conferir alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos educadores nas escolas, bem como projetos relacionados ao conteúdo de robótica educacional que estiveram expostos na Mostra do Núcleo de Tecnologias de Aprendizagem:


PROJETO TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM

A fim de desenvolver novas habilidades e aprimorar os conhecimentos dos educadores para que atinjam o objetivo máximo de desenvolver nos estudantes as competências de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação e utilizar as linguagens digitais como forma de expressão e comunicação, o programa foi elaborado relacionando teoria e prática, ampliando as possibilidades da utilização dos espaços makers nas escolas.

Além disso, o processo de formação tem por objetivo desenvolver a habilidade do pensamento computacional por meio de conteúdos que envolvem softwares livres, uso da impressora 3D e cortadora a laser, princípios da robótica e programação desplugada.

Os encontros de capacitação propostos buscam em sua totalidade colaborar para que as escolas da rede municipal de ensino desenvolvam com seus alunos a cultura maker e, assim, possam potencializar a democratização do ensino por meio de uma das mais significativas práticas de inovação, o faça você mesmo?

Após esta capacitação, será possível que o educador tenha um repertório plural para atuar como mediador do processo de ensino-aprendizagem, colaborando para que os estudantes compreendam o processo de transformar suas ideias em realidade. Toda a formação do Reciclar visa incorporar boas práticas ao cotidiano da sala de aula, incentivando o protagonismo estudantil ao permitir que os estudantes:

  • PRATIQUEM NOVAS EXPERIMENTAÇÕES;
  • DESENVOLVAM O PENSAMENTO INTELECTUAL;
  • PRATIQUEM OS CONHECIMENTOS PRÓPRIOS E DESENVOLVAM NOVOS.

IMPACTO
900 Professores da Rede Municipal da Cidade de São Paulo;
36.000 estudantes da rede pública de São Paulo.?

PÚBLICO ALVO?
Educadores responsáveis pelo Laboratórios de Educação Digital e Experimentação (LEDs) das Escolas Municipais de São Paulo.?

COMPETÊNCIAS
Empatia | Colaboração | Autonomia | Comunicação

HABILIDADES
Liderança | Proatividade | Trabalho em equipe | Técnicas para lidar com a tecnologia | Criatividade