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TECNOLOGIA

PROGRAMAÇÃO DESPLUGADA

1º Computação desplugada: lógica de programação

Por meio de exemplos que podem ser facilmente replicados em qualquer contexto escolar, o encontro busca demonstrar de maneira prática o funcionamento da lógica de programação. Dessa maneira, será possível compreender como o pensamento do computador não é humano e interpretativo, mas sim, lógico e exato. O encontro visa, através de atividades, desenvolver a comunicação, o trabalho em equipe, estimular o raciocínio lógico e treinar o pensamento computacional. Sendo assim, ao participar desse encontro o educador receberá subsídios que complementarão suas atividades de maneira desplugada, ou seja, sem a utilização de computadores.

2º Computação sem computador: entendendo a lógica binária

Nesse módulo, o educador receberá ferramentas que permitirão ensinar aos alunos a lógica binária e o pensamento computacional sem a utilização de computadores. Sistema binário, lógica de programação, interpretação das informações pelo computador serão temas e pontos tratados nesse momento. Dessa forma, o encontro busca desenvolver boas práticas pedagógicas para ajudar o desenvolvimento do trabalho do professor fora do laboratório digital.

3º Programando desplugado: If e Else e o looping de repetição

Este encontro centra-se no desenvolvimento da lógica “If e Else” (Se e se não) que está presente em diversas linguagens de programação. Dessa maneira, o professor receberá todo o suporte para tornar esse conceito mais sólido aos estudantes, antes de iniciar o processo de aprendizado de programação. Além disso, o educador poderá se aprofundar nos conceitos de repetição de comandos, através de looping (Lógica While), como condições para manter alguma ação. Com as propostas de atividades apresentadas busca-se desenvolver também o pensamento lógico, trabalho em equipe e treinamento de lógica de repetição.