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PROJETO ALUNO MONITOR MAKER E OS ODS

O Projeto Aluno Monitor Maker e os ODS integra o Projeto Tecnologias para a Aprendizagem, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Instituto Reciclar.

Confira o documentário sobre o Projeto Aluno Monitor Maker e os ODS:

O Programa Aluno Monitor, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, forma estudantes de Ensino Fundamental e Médio para atuação como monitores em projetos diversos em suas escolas. Em 2022, o Instituto Reciclar colaborou no “Projeto Aluno Monitor Maker e os ODS – Repensando a Sustentabilidade”, proposto em parceria entre o Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem e o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria, promovendo a comunidade escolar como espaço para reflexão e ação a partir da educação maker e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Partindo desse objetivo e da expertise acumulada, desenvolveu-se a trilha formativa sobre resíduos tecnológicos. O tema foi abordado como parte de uma questão socioambiental complexa, dada a sua produção em larga escala e descarte indevido, e em suas potencialidades, uma vez que seus componentes eletrônicos podem ser reaproveitados.

Organizada em slides com materiais de referência, a trilha articula tecnologia e sustentabilidade e promove o repertoriamento quanto às especificidades do tema. Propositivamente, convida ao desenvolvimento de uma campanha de arrecadação de resíduos tecnológicos e à criação de uma e-sucatoteca, em que os componentes eletrônicos possam ser armazenados para utilização em projetos de robótica que enriquecerão o parque tecnológico dos Laboratórios de Educação Digital (LEDs).

Em outubro de 2022, foi realizada uma live para encerramento deste projeto, transmitida pelo Youtube do Núcleo de Tecnologias para a Aprendizagem, em que a equipe do Reciclar contou sobre o desenvolvimento teórico e pedagógico da trilha.

PÚBLICO ALVO
Estudantes da rede pública de São Paulo.
Educadores da rede pública de São Paulo.

IMPACTO
900 educadores da rede pública de São Paulo.
36.000 estudantes da rede pública de São Paulo.

COMPETÊNCIAS
Empatia | Colaboração | Autonomia | Comunicação.

HABILIDADES
Liderança | Proatividade | Trabalho em equipe | Técnicas para lidar com a tecnologia | Criatividade.


PROJETO TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM

A fim de desenvolver novas habilidades e aprimorar os conhecimentos dos educadores para que atinjam o objetivo máximo de desenvolver nos estudantes as competências de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação e utilizar as linguagens digitais como forma de expressão e comunicação, o programa foi elaborado relacionando teoria e prática, ampliando as possibilidades da utilização dos espaços makers nas escolas. Além disso, o processo de formação tem por objetivo desenvolver a habilidade do pensamento computacional por meio de conteúdos que envolvem softwares livres, uso da impressora 3D e cortadora a laser, princípios da robótica e programação desplugada.

Os encontros de capacitação propostos buscam em sua totalidade colaborar para que as escolas da rede municipal de ensino desenvolvam com seus alunos a cultura maker e, assim, possam potencializar a democratização do ensino por meio de uma das mais significativas práticas de inovação, o faça você mesmo?

Após esta capacitação, será possível que o educador tenha um repertório plural para atuar como mediador do processo de ensino-aprendizagem, colaborando para que os estudantes compreendam o processo de transformar suas ideias em realidade. Toda a formação do Reciclar visa incorporar boas práticas ao cotidiano da sala de aula, incentivando o protagonismo estudantil ao permitir que os estudantes:

  • PRATIQUEM NOVAS EXPERIMENTAÇÕES
  • DESENVOLVAM O PENSAMENTO INTELECTUAL
  • PRATIQUEM OS CONHECIMENTOS PRÓPRIOS E DESENVOLVAM NOVOS

PÚBLICO ALVO?
Educadores responsáveis pelo Laboratórios de Educação Digital e Experimentação (LEDs) das Escolas Municipais de São Paulo.?

IMPACTO
900 Professores da Rede Municipal da Cidade de São Paulo.
36.000 estudantes da rede pública de São Paulo.?

COMPETÊNCIAS
Empatia | Colaboração | Autonomia | Comunicação

HABILIDADES
Liderança | Proatividade | Trabalho em equipe | Técnicas para lidar com a tecnologia | Criatividade