A formação em Impressão 3D como parte da Formação da Cidade integra o Projeto Tecnologias para a Aprendizagem, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Instituto Reciclar.
1º Conhecendo a impressora 3D
No primeiro módulo, os educadores são provocados a uma troca de ideias e experiências sobre como a impressão 3D pode ser utilizada em planos de aula e projetos interdisciplinares, em seguida explorando a impressora 3D em suas estruturas, funcionalidades e noções básicas de manutenção. A partir destas reflexões e repertório, são desafiados a operar a impressora à qual têm acesso na escola, e depois começar a elaborar, em grupos, um plano de aula utilizando a impressão 3D como tema principal ou recurso de apoio.
2º Modelar e fatiar
Para introduzir o processo de produção de peças em 3D e inspirar os educadores a seguirem elaborando os planos de aula, o módulo dois começa trazendo o movimento e a cultura maker em suas possibilidades criativas. Depois, a modelagem de peças é explorada com a utilização do programa Tinkercad, colocando aos educadores um novo desafio de construção de peças do Kit Atto de robótica utilizado na rede, podendo complementá-lo ou potencializá-lo. Concluindo o ciclo da impressão, também são exploradas as fatiadoras – softwares de configuração da peça a ser impressa – abordando aspectos como calibração da impressora, velocidade e qualidade da impressão, de modo que as peças modeladas no Tinkercad poderão ser impressas pelos educadores na escola.
3º Projetos em 3D na sala de aula
Com as peças impressas, o módulo três começa com um momento coletivo de mão na massa, para a criação de um projeto maker que exercite a criatividade e a conexão com os contextos escolares. Em seguida, são apresentadas algumas práticas de acabamento a serem aplicadas às peças recém-impressas, e são abordados temas contemporâneos como impressão 3D hoje, fabricação digital, manufatura digital e indústria 4.0. Ao final, são apresentadas dicas práticas de projetos 3D em sala de aula, que podem inspirar os educadores na finalização do plano de aula, avançando até os seus procedimentos didáticos.
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PROJETO TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM
A fim de desenvolver novas habilidades e aprimorar os conhecimentos dos educadores para que atinjam o objetivo máximo de desenvolver nos estudantes as competências de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação e utilizar as linguagens digitais como forma de expressão e comunicação, o programa foi elaborado relacionando teoria e prática, ampliando as possibilidades da utilização dos espaços makers nas escolas. Além disso, o processo de formação tem por objetivo desenvolver a habilidade do pensamento computacional por meio de conteúdos que envolvem softwares livres, uso da impressora 3D e cortadora a laser, princípios da robótica e programação desplugada.
Os encontros de capacitação propostos buscam em sua totalidade colaborar para que as escolas da rede municipal de ensino desenvolvam com seus alunos a cultura maker e, assim, possam potencializar a democratização do ensino por meio de uma das mais significativas práticas de inovação, o faça você mesmo?
Após esta capacitação, será possível que o educador tenha um repertório plural para atuar como mediador do processo de ensino-aprendizagem, colaborando para que os estudantes compreendam o processo de transformar suas ideias em realidade. Toda a formação do Reciclar visa incorporar boas práticas ao cotidiano da sala de aula, incentivando o protagonismo estudantil ao permitir que os estudantes:
- PRATIQUEM NOVAS EXPERIMENTAÇÕES;
- DESENVOLVAM O PENSAMENTO INTELECTUAL;
- PRATIQUEM OS CONHECIMENTOS PRÓPRIOS E DESENVOLVAM NOVOS.
IMPACTO
900 Professores da Rede Municipal da Cidade de São Paulo.
36.000 estudantes da rede pública de São Paulo.
PÚBLICO ALVO?
Educadores responsáveis pelo Laboratórios de Educação Digital e Experimentação (LEDs) das Escolas Municipais de São Paulo.
COMPETÊNCIAS
Empatia | Colaboração | Autonomia | Comunicação
HABILIDADES
Liderança | Proatividade | Trabalho em equipe | Técnicas para lidar com a tecnologia | Criatividade