Com objetivo de massificar o alcance das metodologias ativas praticadas no Instituto Reciclar, o PAEP vem capilarizando cada vez mais suas parcerias. Dentre essas, destaca-se a parceria com a Fundação Tide Setubal, que abriu caminhos à atuação do Programa no Jardim Lapena, território da zona leste de São Paulo, na Escola Estadual Pedro Moreira Matos. Baseado nas demandas locais, compreendeu-se que o caminho adequado seria colaborar com os educadores na apropriação de ferramentas que podem ser adaptadas aos projetos desenvolvidos em diferentes contextos escolares e na potencialização de perspectivas interdisciplinares, sugerindo a metodologia STEAM como um caminho possível.
Nessa escola havia equipamentos (kit robótica, arduino, impressora 3D…) disponíveis para os educadores, mas a sua utilização se encontrava mitigada, não havendo um espaço específico para elaboração de projetos interdisciplinares com os alunos. Ao observar essa problemática e ao contrapô-la com os objetivos da formação e do próprio PAEP, portanto, visando fomentar uma formação que deixe um legado prático aos estudantes, as atividades foram estruturadas trazendo a metodologia de projetos em suas diferentes e subsequentes fases, vinculando-a às ferramentas pertinentes e, principalmente, tendo como fio condutor o desafio de criação de um laboratório STEAM na escola.
Aqui, os encontros foram focados nos educadores, provocando-os para, em conjunto às suas experiências preexistentes, pensar possibilidades de utilização das ferramentas tecnológicas que possuíam na implementação de uma cultura de ensino multidisciplinar. Esta proposta tem como objetivo reutilizar o espaço do laboratório de informática – já existente na instituição – além de promover a utilização criativa dos equipamentos disponíveis. Dessa forma, os educadores puderam projetar a transformação do laboratório de informática num espaço STEAM, além de serem repertoriados quanto às possibilidades que a metodologia de projetos poderia contribuir no dinamismo dos encontros a serem mediados nesse mesmo espaço.
Módulo 1 – Divididos em equipes responsáveis por cada área do conhecimento STEAM, os educadores se debruçaram sobre a criação do Lab STEAM, utilizando ferramentas de elaboração de projetos para aprofundamento no tema e em ideias criativas.
Módulo 2 – As equipes criaram um documento visual para comunicar suas ideias. Como colocariam em prática? Têm algum protótipo de como ficaria? Quais recursos seriam necessários? Essas e outras perguntas devem estar contempladas.
Módulo 3 – Os projetos criados serão apresentados e avaliados em sua viabilidade, criatividade, utilidade e escalabilidade. Além de desenvolver a habilidade de apresentação, as ideias poderão ser fomentadas para a criação do Lab STEAM na escola.
Público-alvo – Estudantes (indiretamente) e educadores (diretamente) da unidade escolar.
Impacto
80 educadores;
445 estudantes de anos finais do Ensino Fundamental;
545 estudantes de Ensino Médio;
36 estudantes de Ensino de Jovens e Adultos;
48 estudantes de Educação Especial.