Projeto realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pirapora do Bom Jesus
Competências socioemocionais no trabalho com responsáveis
Nesta formação, busca-se fortalecer as competências de empatia, escuta ativa e comunicação não violenta especificamente em colaboração com as atividades de gestão escolar desempenhadas por diretores, vice-diretores e coordenadores. O objetivo é facilitar a resolução de conflitos e o encaminhamento de situações diversas, beneficiando concomitante a gestão escolar, a participação dos responsáveis na comunidade escolar e, principalmente, os estudantes.
Com os diretores, vice-diretores e coordenadores da rede municipal de ensino de Pirapora do Bom Jesus, a formação ocorreu a partir de três atividades que visaram fomentar sua participação por meio do compartilhamento de experiências, de modo a trocar entre os pares e colocar sua perspectiva em debate. Dessa forma, as três competências centrais foram exploradas tanto no contato direto com responsáveis quanto na relação entre os profissionais e destes com os estudantes, impactando positivamente nas práticas cotidianas.
Atividade 1 – Persona dos responsáveis
Reunidos em grupos, os gestores construíram uma persona dos responsáveis pelos estudantes, pensando em perfis e características comuns quanto a seus pensamentos, sentimentos, dores e necessidades. Além de fortalecer uma postura empática, a atividade propiciou a reflexão sobre quais as aproximações e distanciamentos entre esses responsáveis e a escola e, a partir disso, como estes podem ter uma participação ativa na instituição.
Atividade 2 – Dinâmica da história dupla
Esta dinâmica consiste em uma pessoa ser a ouvinte enquanto outras duas simultaneamente falam sobre algum tema escolhido pelo mediador, abordando a diferença entre ouvir e escutar e a importância de uma escuta ativa. Os participantes traçaram relação com situações que vivenciam no cotidiano escolar, sobrecarregando-os em meio a muitas demandas para pouco tempo de resolução, e foram trabalhadas algumas questões como a confiabilidade entre a equipe de trabalho e de estabelecimento de prioridades no acolhimento às demandas.
Atividade 3 – Jogo Grok
Após refletir sobre as vivências dos responsáveis dos alunos, bem como suas próprias experiências de gestão escolar em meio às demandas cotidianas, nesta atividade final os participantes foram repertoriados com ferramentas para uma comunicação não violenta. Para isso, contaram com suporte do jogo Grok e partiram de uma história pré-definida pelos mediadores, que os convidou ao debate a partir de perspectivas diversas: enquanto gestores, enquanto alunos e enquanto responsáveis.
PÚBLICO ALVO
Diretamente: diretores, vice-diretores e coordenadores da rede pública de ensino municipal de Pirapora do Bom Jesus
Indiretamente: estudantes da rede pública de ensino municipal de Pirapora do Bom Jesus
IMPACTO
Direto: 43 profissionais da gestão escolar da rede pública de ensino municipal de Pirapora do Bom Jesus
Indireto: 3.400 estudantes da rede pública de ensino municipal de Pirapora do Bom Jesus