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PROGRAMAÇÃO DESPLUGADA

A formação em Programação Desplugada integra o Projeto Tecnologias para a Aprendizagem, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Instituto Reciclar.

Material complementar

1º Computação desplugada: lógica de programação

Por meio de exemplos que podem ser facilmente replicados em qualquer contexto escolar, o encontro busca demonstrar de maneira prática o funcionamento da lógica de programação. Dessa maneira, será possível compreender como o pensamento do computador não é humano e interpretativo, mas sim, lógico e exato. O encontro visa, através de atividades, desenvolver a comunicação, o trabalho em equipe, estimular o raciocínio lógico e treinar o pensamento computacional. Sendo assim, ao participar desse encontro o educador receberá subsídios que complementarão suas atividades de maneira desplugada, ou seja, sem a utilização de computadores.

2º Computação sem computador: entendendo a lógica binária

Nesse módulo, o educador receberá ferramentas que permitirão ensinar aos alunos a lógica binária e o pensamento computacional sem a utilização de computadores. Sistema binário, lógica de programação, interpretação das informações pelo computador serão temas e pontos tratados nesse momento. Dessa forma, o encontro busca desenvolver boas práticas pedagógicas para ajudar o desenvolvimento do trabalho do professor fora do laboratório digital.

3º Programando desplugado: If e Else e o looping de repetição

Este encontro centra-se no desenvolvimento da lógica “If e Else” (Se e se não) que está presente em diversas linguagens de programação. Dessa maneira, o professor receberá todo o suporte para tornar esse conceito mais sólido aos estudantes, antes de iniciar o processo de aprendizado de programação. Além disso, o educador poderá se aprofundar nos conceitos de repetição de comandos, através de looping (Lógica While), como condições para manter alguma ação. Com as propostas de atividades apresentadas busca-se desenvolver também o pensamento lógico, trabalho em equipe e treinamento de lógica de repetição.


PROJETO TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM

A fim de desenvolver novas habilidades e aprimorar os conhecimentos dos educadores para que atinjam o objetivo máximo de desenvolver nos estudantes as competências de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação e utilizar as linguagens digitais como forma de expressão e comunicação, o programa foi elaborado relacionando teoria e prática, ampliando as possibilidades da utilização dos espaços makers nas escolas. Além disso, o processo de formação tem por objetivo desenvolver a habilidade do pensamento computacional por meio de conteúdos que envolvem softwares livres, uso da impressora 3D e cortadora a laser, princípios da robótica e programação desplugada.

Os encontros de capacitação propostos buscam em sua totalidade colaborar para que as escolas da rede municipal de ensino desenvolvam com seus alunos a cultura maker e, assim, possam potencializar a democratização do ensino por meio de uma das mais significativas práticas de inovação, o faça você mesmo?

Após esta capacitação, será possível que o educador tenha um repertório plural para atuar como mediador do processo de ensino-aprendizagem, colaborando para que os estudantes compreendam o processo de transformar suas ideias em realidade. Toda a formação do Reciclar visa incorporar boas práticas ao cotidiano da sala de aula, incentivando o protagonismo estudantil ao permitir que os estudantes:

  • PRATIQUEM NOVAS EXPERIMENTAÇÕES;
  • DESENVOLVAM O PENSAMENTO INTELECTUAL;
  • PRATIQUEM OS CONHECIMENTOS PRÓPRIOS E DESENVOLVAM NOVOS.

IMPACTO
900 Professores da Rede Municipal da Cidade de São Paulo.
36.000 estudantes da rede pública de São Paulo.?

PÚBLICO ALVO?
Educadores responsáveis pelo Laboratórios de Educação Digital e Experimentação (LEDs) das Escolas Municipais de São Paulo.?

COMPETÊNCIAS
Empatia | Colaboração | Autonomia | Comunicação

HABILIDADES
Liderança | Proatividade | Trabalho em equipe | Técnicas para lidar com a tecnologia | Criatividade