Em 2022, o PAEP iniciou suas atividades no estado do Rio de Janeiro, a partir de parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e a instituição Junior Achievement Rio de Janeiro.
A Junior Achievement – Rio de Janeiro tem, como uma de suas metodologias, o Programa Innovation CAMP, cujo objetivo é que equipes de estudantes busquem soluções inovadoras para um desafio, contando com a ajuda de mentores e voluntários. O Instituto Reciclar, por sua vez, tem na grade de seu programa educacional a Oficina Criativa de Soluções, na qual os jovens também trabalham em equipes no desenvolvimento de projetos de impacto relacionados às temáticas dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), contando com o suporte de educadores e consultores. Em ambos os casos, as equipes são repertoriadas com ferramentas de gestão de projetos, desenvolvem habilidades técnicas e socioemocionais, e expõem seus projetos em apresentações no formato de um pitch.
Nesta parceria, estas metodologias são conjugadas, e conta-se, ainda, com a expertise do Instituto Reciclar sobre o tema dos resíduos tecnológicos.
Encontros – Projeto ReciclaJA
O projeto “ReciclaJA: um projeto inovador de metarreciclagem de e-lixo” aconteceu com estudantes do Centro Integrado de Educação Pública – CIEP 199 – Charles Chaplin (Duque de Caxias – RJ), que foram convidados a trabalhar com o tema dos resíduos tecnológicos, ampliando seu repertório sobre o assunto, elaborando projetos inovadores diante dos desafios propostos, e explorando o espaço maker disponível na escola.
- E-lixo e inovação
No primeiro módulo foi explorado o conceito de inovação, tangenciando o tema dos resíduos tecnológicos e suas possibilidades de utilização. Partindo para o mão na massa, os estudantes exploraram os equipamentos eletrônicos desmontando-os e construindo novos projetos com seus componentes, experimentando na prática a cultura maker e o design thinking, conceitos com os quais também foram repertoriados.
A partir disso, encararam o desafio de criar uma campanha de mobilização e arrecadação de resíduos tecnológicos, para transformar a escola em um ponto de coleta, utilizando-se de algumas ferramentas de gestão de projetos para aprofundamento no tema e desenvolvimento das ideias. As campanhas foram elaboradas com suporte dos educadores, que intervieram no fomento à criatividade das equipes.
2. E-sucatoteca na escola
O segundo módulo foi pautado pela apresentação e avaliação das campanhas quanto aos critérios de aplicabilidade/viabilidade do projeto, criatividade e apresentação. A premiação para a equipe que melhor desempenhou contou com um capital semente e uma mentoria para colocar a campanha em prática.
Como segundo e último desafio esteve o desenvolvimento de planos de criação para uma e-sucatoteca na escola, cujo objetivo era organizar os componentes eletrônicos coletados para utilização em futuros projetos de metarreciclagem e robótica. Com a apresentação e premiação dos pitchs nos mesmos moldes do anterior, os alunos foram incentivados ao engajamento na execução dos projetos selecionados, enfatizando-se o impacto socioambiental e tecnológico da iniciativa na escola e na comunidade como um todo.
Materiais de Apoio
– 136 slides contendo o plano de trabalho, os conceitos teóricos e materiais diversos a serem utilizados nas atividades;
– Ferramentas para gestão de projetos.
PÚBLICO ALVO?
Estudantes da rede estadual de ensino público do Rio de Janeiro.
IMPACTO
Direto: 50 estudantes da rede pública do Rio de Janeiro.?
Indireto: estudantes e comunidade vinculada ao CIEP 199 – Charles Chaplin (Duque de Caxias – RJ).
COMPETÊNCIAS
Empatia | Colaboração | Autonomia | Comunicação
HABILIDADES
Liderança | Proatividade | Trabalho em equipe | Técnicas para lidar com a tecnologia | Criatividade